Atividade 10
Atividade 10
Tema relacionado: Duração do dia e da noite
Nível de Ensino Indicado: Ensino Básico
Descrição do experimento:
Atividade experimental para a compreensão das diferentes durações do período diurno e noturno em diversos pontos do globo terrestre, utilizando uma fonte de luz e uma bola de isopor para representação da Terra.
Tempo necessário para o experimento:
· Aproximadamente 30 minutos para elaboração;
· 20 minutos para discussão dos resultados.
MateriaisNecessários:
Retroprojetor;
Bola de isopor de 10 cm de diâmetro;
Palito de churrasco;
Barbante ou Fita Métrica;
Alfinetes.
Procedimentos utilizados:
Montagem
1. Realizar marcações na bola de isopor que representem os hemisférios e a linha do equador. (Para facilitar a atividade sugere-se a utilização de um barbante ou fita métrica para marcação).
2. Fixar o palito de churrasco nas extremidades da bola de isopor, representado a inclinação do eixo terrestre.
3. Fixar os alfinetes sobre as linhas latitudinais desenhadas na bola de isopor, tendo como referência, uma mesma linha longitudinal ao longo da esfera.
4. Com a bola de isopor, simular a rotação terrestre utilizando o retroprojetor como fonte de luz (Sol).
Situação-problema
· Dispondo de materiais de baixo custo, como pode-se exemplificar a diferente duração do dia em diversos pontos do planeta Terra?
· A distância do planeta Terra em relação ao Sol interfere na duração do dia e da noite?
· A rotação do planeta Terra em torno de seu próprio eixo e seu movimento de translação em torno do Sol influencia na ocorrência de dia e noite?
Hipóteses
· O dia e a noite ocorrem devido a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e também por apresentar uma inclinação de aproximadamente 67° em relação ao plano de sua órbita.
· Devido à inclinação do eixo da Terra e sua posição em relação ao Sol, cada parte iluminada da terra recebe a luz solar de forma diferente, constituindo desta forma regiões iluminada por maiores ou menores intervalos de tempo.
Questionamentos:
1. No verão é mais interessante atrasar ou adiantar uma hora nos relógios para economizar energia elétrica? Por quê?
2. É economicamente viável a implantação do horário de Verão em São Paulo? E em Rio Grande? Pesquise.
Referências:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=duracao%20do%20dia%20e%20da%20noite