Atividade 10

 

Atividade 10

Tema relacionado: Duração do dia e da noite

Nível de Ensino Indicado: Ensino Básico

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Descrição do experimento:

Atividade experimental para a compreensão das diferentes durações do período diurno e noturno em diversos pontos do globo terrestre, utilizando uma fonte de luz e uma bola de isopor para representação da Terra.

 

Tempo necessário para o experimento:

·         Aproximadamente 30 minutos para elaboração;

·         20 minutos para discussão dos resultados.

 

MateriaisNecessários:

Retroprojetor;

Bola de isopor de 10 cm de diâmetro;

Palito de churrasco;

Barbante ou Fita Métrica;

Alfinetes.

 

Procedimentos utilizados:

Montagem

1.    Realizar marcações na bola de isopor que representem os hemisférios e a linha do equador. (Para facilitar a atividade sugere-se a utilização de um barbante ou fita métrica para marcação).

2.    Fixar o palito de churrasco nas extremidades da bola de isopor, representado a inclinação do eixo terrestre.

3.    Fixar os alfinetes sobre as linhas latitudinais desenhadas na bola de isopor, tendo como referência, uma mesma linha longitudinal ao longo da esfera.

4.    Com a bola de isopor, simular a rotação terrestre utilizando o retroprojetor como fonte de luz (Sol).

 

Situação-problema

·         Dispondo de materiais de baixo custo, como pode-se exemplificar a diferente duração do dia em diversos pontos do planeta Terra?

·         A distância do planeta Terra em relação ao Sol interfere na duração do dia e da noite?

·         A rotação do planeta Terra em torno de seu próprio eixo e seu movimento de translação em torno do Sol influencia na ocorrência de dia e noite?

 

Hipóteses

·         O dia e a noite ocorrem devido a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e também por apresentar uma inclinação de aproximadamente 67° em relação ao plano de sua órbita.

·         Devido à inclinação do eixo da Terra e sua posição em relação ao Sol, cada parte iluminada da terra recebe a luz solar de forma diferente, constituindo desta forma regiões iluminada por maiores ou menores intervalos de tempo.

 

Questionamentos:

1.    No verão é mais interessante atrasar ou adiantar uma hora nos relógios para economizar energia elétrica? Por quê?

2.    É economicamente viável a implantação do horário de Verão em São Paulo? E em Rio Grande? Pesquise.

 

Referências:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=duracao%20do%20dia%20e%20da%20noite

 

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Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

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