Atividade 3

 

Atividade 3

Tema relacionado: O Consumo de CO

Nível de Ensino Indicado: Ensino Médio e Superior

Baixar em:  (.pdf)  (.doc)

 

Objetivos:

·         Tornar os estudantes mais cientes sobre o consumo excessivo fontes de energia;

·         Auxiliar os alunos na aprendizagem de criação e analise de gráficos de dados, além de oportunizá-los a analise dos gastos de diversas fontes de energia que a sua família consome em certo período de tempo;

·         Auxiliar os alunos no estudo de possíveis formas de diminuir o consumo de fontes de energia, conscientizando-os sobre os efeitos que causam ao meio ambiente.

 

Descrição do experimento:

           Nesta atividade será realizada uma investigação e analise de como os aparelhos domésticos atuam na produção de gases nocivos ao meio ambiente, já que estes são fatores importantes no consumo de energia elétrica e de água. A investigação será realizada a partir do levantamento de gastos mensais de serviços de redes utilizadas nas residências dos estudantes. Após coletado todos os dados, os alunos deverão responder questões relacionadas ao assunto com o auxilio da Tabela 1, dada a seguir, bem como dos dados coletados.

 

Tempo necessário para o experimento:

·         Aproximadamente 40 minutos para elaboração dos gráficos (caso os alunos já tenham coletados os dados em casa);

·         20 minutos para discussão dos resultados.

 

MateriaisNecessários:

·         Contas de serviços de redes utilizadas em casa como: Água; Telefone; Luz; Televisão a cabo; Internet, entre outras;

·         Tabela para anotações de dados.

 

Procedimentos utilizados:

1.    Elaboração de uma lista de serviços de rede que existe na residência de cada aluno;

2.    Realização de levantamento do custo mensal de cada serviço existente na casa do estudante;

3.    Elaboração de gráficos a partir do levantamento dos dados obtidos por todos os alunos da aula para posterior analise dos mesmos.

 

Questionamentos:

1. A partir da analise dos gráficos elaborados, verificar qual o consumo maior entre as fontes de energia investigadas? Porque isso aconteceu em sua opinião? O que poderia ser mudado para reverter este quadro?

2. Quais são asinfluências e os impactos globais que o consumo excessivo de energia, água, entre outras fontes consumidas pode vir a causar ao meio ambiente?

3. Como poderia ser modificado o consumo de energia em sua casa de forma a reduzir os gastos em excesso?

4. Sabe-se que reduzir o número de quilômetros dirigidos, ou seja, em vez de andar de carro, utilizar transporte público, revezar carona, caminhar ou pedalar, sempre que possível, contribui para diminuição da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Com base na tabela a seguir (Tabela 3.1), pesquisee calcule a partir dos dados obtidos do consumo de fontes de energia em sua casa o que poderia ser mudado para reverter o quadro de desperdiço de consumos domésticos e o quanto poderias diminuir a emissão de CO em um mês a partir das mudanças tomadas em sua casa.

Tabela 3.1: Economia de consumo de fontes de energia X Redução da emissão de Dióxido de Carbono na Atmosfera.

Produto Consumido

Total da Redução de Emissão de CO

Economizar 30% de energia reduzindo o uso de aparelhos domésticos desnecessários.

454 kg por ano

Utilizar lâmpada fluorescente compacta em vez da lâmpada incandescente normal (reduz 60% de energia).

136 kg por ano

Diminuir 16 km semanal de rodagem de carro.

226 kg por ano

Utilizar o filtro de ar do carro limpo.

159 kg por ano

Utilizar o chuveiro no baixo fluxo de água quente.

158 kg por ano

Utilizar varal em vez de secadora de roupas.

636 kg por ano

Reciclar metade do lixo produzido em uma casa.

1 tonelada por ano

Economizar 1 litro de gasolina.

2,4 kg

Reduzir 10% do lixo que produz.

544 kgpor ano

Ocarro novo roda 4,8 km a mais por litro de combustível que o carro antigo.

1,3 toneladas por ano

 

Observação:Cada aluno terá uma quantia de consumo de certa fonte de energia em sua casa que provavelmente será diferente dos demais alunos da turma, desta forma, pretende-se analisar a economia feita ou pretendida em cada casa. Por exemplo, em uma casa o consumo de luz mensal é de R$ 50,00. No mês seguinte, o aluno quer que o valor da conta passe a ser R$ 40,00, ou seja, 20% a menos no consumo, o que vai resultar em aproximadamente 25 kg a menos de emissão de CO na atmosfera nesse mês.

 

Referências:

Ambiservice - Tecnologia Ambiental. Disponível em: <http://www.ambiservice.com.br>. Acesso em janeiro de 2011.

Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.  Disponível em: . Acesso em janeiro de 2011.

FBMC - Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Disponível em: <http://www.museuvirtual.unb.br/climatico/navegacao.html>. Acesso em janeiro de 2011.

 

voltar

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande