O Projeto

O PROJETO

 

         - Objetivos

         - Justificativa

         - Metas

         - Equipe

         - Atividades Desenvolvidas

 

 

Objetivos

           Favorecer a aprendizagem, tanto para o ensino básico quanto para o ensino de graduação, de conceitos de ciências exatas e naturais fundamentais ao entendimento de mudanças climáticas globais e de suas conseqüências sócio-econômicas. O papel desempenhado pela computação científica na construção de modelos numéricos de previsão climática deve ser observado.

Como objetivos específicos, pretende-se:

  • selecionar materiais de diversas origens, como artigos de jornal, artigos científicos, textos didáticos disponibilizados na internet, descrição de experimentos científicos demonstrativos, e organizá-los de acordo com os dois níveis que se pretende atingir: ensino básico e graduação;
  • adaptar, quando possível, estes materiais a realidade local;
  • desenvolver simulações numéricas que complementem o material didático, assim como os experimentos científicos, e que possam ser aplicadas nos dois níveis propostos.

voltar

 

 


Justificativa

           Uma abordagem diferente favorece positivamente o aprendizado. Atualmente, existe uma grande diversidade de materiais didáticos disponíveis, além de maior facilidade de acesso a eles por estudantes dos mais variados níveis. É importante considerar, entretanto, que o tema de mudanças climáticas é recente. Por exemplo, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) existe há apenas 21 anos. Portanto, todo conhecimento relacionado ao assunto ainda está em fase de consolidação e muitos professores de ensino básico podem não ter tido oportunidade ou treinamento para transmitir os conceitos básicos. Similarmente, questões relacionadas a este tema ocorrem com grande freqüência em salas de aula nos cursos de graduação das mais diversas áreas. É importante que os professores tenham como se valer de vários materiais para esclarecer as dúvidas dos estudantes.
O presente projeto pretende criar condições favoráveis a educação. Um dos motivos maiores para o insucesso de muitas iniciativas em princípio necessárias e viáveis foi a falta de condições adequadas para implantá-las. As possibilidades de interação interdisciplinar e de comunicação entre alunos de áreas diversas permitem que a contextualização dos temas propostos seja mais ampla. A demanda para o trabalho a ser realizado neste projeto baseia-se na necessidade de incorporação à cultura institucional das novas técnicas, tecnologias e metodologias de trabalho cooperativo. O número de beneficiados extrapola a comunidade universitária, pois se pretende que os alunos levem direta ou indiretamente os resultados deste trabalho às escolas locais.

 voltar

 

 

Metas

            Reunir materiais informativos existentes disponíveis na internet: selecionar entre os vários materiais aqueles que têm fonte confiável e estão de acordo com o nível de aprendizagem de cada grupo a ser beneficiado.
Desenvolver material informativo adaptado às condições locais: os itens selecionados inicialmente podem ser adaptados a realidade local, ou seja, as características do ecossistema costeiro no sul do país. Desenvolver atividades que possam ser aplicadas ao ensino básico pelos e para os alunos de licenciatura, sejam elas experiências simples ou dinâmicas como saídas de campo para reconhecer as características do local onde vivem.
Entender as limitações de modelos climáticos, bem como desenvolver aplicações usando aplicativos disponíveis. Para alunos de níveis mais adiantados, é possível disponibilizar a aplicação de vários modelos numéricos ou simuladores que exemplifiquem as questões relacionadas às mudanças climáticas.

 voltar

 

Equipe

 

        Bolsistas:

1. Eng. Angelo Chaves Carlos (Mestrando em Química Tecnológica e Ambiental (QTA) - FURG)

E-mail: angelo.carlos at gmail.com

2. Kellen Pascoal (Mestranda em Física - FURG)

E-mail: kellenpascoal at hotmail.com

3. Rosana dos Santos (Mestranda em Modelagem Computacional (PPGMC) - FURG)

E-mail: rosamat at bol.com.br

4. Paulo Albuquerque (Mestrando em Modelagem Computacional (PPGMC) - FURG)

E-mail: pauloedu_albuquerque at hotmail.com

 

        Coordenação Geral:

Professora Dr. Nisia Krusche (Professora do núcleo de Física Ambiental (NFA) - FURG)

E-mail: nkrusche at furg.br

voltar

 

 


Atividades Desenvolvidas

-   Realização de pesquisa a partir de um questionário (gabarito aqui) contendo oito questões de múltipla escolha referentes a conceitos que fundamentam ao assunto sobre Mudanças Climáticas Globais, que envolveu estudantes de alguns cursos de Graduação da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) (por Angelo Chaves Carlos, Rosana dos Santos e Paulo Albuquerque);

-   Análise de dados obtidos a partir da pesquisa realizada com os estudantes de graduação da FURG, bem como estudos de resultados e conclusão da mesma (por Angelo Chaves Carlos e Rosana dos Santos);

-   Publicação de artigo (Mudanças Climáticas Globais: O entendimento de estudantes de Graduação sobre Conceitos Básicos de Meteorologia) e apresentação de trabalho na IX Mostra de Produção Universitária (MPU) a partir dos resultados obtidos da pesquisa acima referida (por Angelo Chaves Carlos, Rosana dos Santos, Paulo Albuquerque e Nisia Krusche);

-   Seleção de materiais informativos e sites disponíveis na internet relacionados ao assunto sobre Mudanças Climáticas Globais (por Angelo Chaves Carlos, Rosana dos Santos e Paulo Albuquerque) e criação e disponibilização destes no site www.mudancasclimaticas.c3.furg.br (por Angelo Chaves Carlos, Kellen Alves Pascoal, Nisia Krusche e Rosana dos Santos);

voltar

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande